terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Android: tipos de gerenciadores de layouts no Android



Quando comecei a desenvolver no android, tive algumas dúvidas relativas á qual gerenciador de layout usar para as activities. Antes disso, devemos entender dois atributos presentes em qualquer gerenciador de layout: android:layout_width e android:layout_height. Estes atributos, definem a largura e altura que o gerenciador de layout vai ocupar dentro da tela do aparelho. Os valores possíveis, podemos especificar em número, ou então, usamos outros 2 valores. São eles: wrap_content ou match_parent. O fill_parent, é a mesma coisa que o match_parent, mas só foi usado até o android 2.1.

O wrap_content, vai ajustar ao conteúdo dentro dele, ou seja, se houver pouco conteúdo, vai ocupar pouco espaço, se houver muito conteúdo, pode usar mais espaço.

Já o match_parent, como o nome sugere, vai usar toda a área restante do 'pai', ou seja, do viewgroup que ele está contido.

Se definirmos um valor fixo, então o tamanho vai se ajustar conforme a densidade da tela do dispositivo. Não é recomendado usar valores fixos, pois isso vai atrapalhar para a adaptação em dispositivos de telas com tamanhos diferentes. Mesmo assim, se é inevitável, não declare o valor diretamente no arquivo xml do layout, e sim, em 'res/values/dimens.xml', e então no xml do layout, apenas chame assim:

android:layout_width='@dimen/valor_definido'

No próximo post, irei falar sobre cada gerenciador de layout disponível atualmente para desenvolver no android.

Nenhum comentário:

Postar um comentário